terça-feira, 3 de julho de 2012

Tricolor se reapresenta com risco de perder Luis Fabiano por até 12 jogos

Atacante será julgado nesta terça-feira pelo STJD por causa de sua expulsão na partida contra o Atlético-MG, na quinta rodada do Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Aliviado com a boa vitória conquistada no último sábado, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, o elenco do São Paulo se reapresenta na manhã desta terça-feira, no CT da Barra Funda, com a cabeça no Rio de Janeiro. O motivo é o julgamento do atacante Luis Fabiano no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta da expulsão do jogador na partida contra o Atlético-MG, no dia 17 de junho, válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o jogador tricolor, que já havia acumulado três cartões amarelos em quatro partidas disputadas na competição nacional, recebeu o cartão vermelho do árbitro Elmo Resende Alves Cunha por reclamação, e agora corre risco de pegar gancho de até 12 jogos, além de multa.

Na súmula, Elmo relatou as palavras que teriam sido ditas por Luis Fabiano: "P..., marca só uma, seu m...! Tá inventando desde o início, é muito fraco."

Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o atleta pode ser enquadrado no artigo 258, que tem pena prevista de uma a seis partidas. O artigo cita textualmente como exemplo para ato passível de punição as reclamações desrespeitosas em relação a decisões da arbitragem.

O que pode prejudicar ainda mais a vida de Luis Fabiano são os relatos de Elmo Resende Alves Cunha após a expulsão. De acordo com a súmula, o jogador teve de ser contido pelos companheiros e voltou a ofender o árbitro antes de deixar o gramado.

"Seu filho da p.., você é um v..., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada", teria dito o são-paulino.

Tais declarações também enquadram o tricolor no artigo 243 F, que diz respeito a “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto”. A pena prevista neste caso é de uma a seis partidas, mas, como a ofensa foi contra o trio de arbitragem, o artigo prevê pena mínima de quatro jogos. Também pode ser aplicada, por este artigo, uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Apesar de já ter desfalcado o São Paulo em duas rodadas do Brasileirão, Luis Fabiano é o vice-artilheiro da competição, com quatro gols marcados. Se não for suspenso, será o principal nome da equipe comandada por Milton Cruz na partida diante do Coritiba, no próximo domingo, no estádio do Morumbi, às 16h (horário de Brasília).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário