quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fã de tênis, judoca Leandro Guilheiro se inspira em Federer e Nadal

Melhor atleta da categoria até 81 kg no atual ciclo olímpico, brasileiro diz que tenta aliar técnica de um e garra do outro em suas lutas.

Fonte: IG Esporte

Um dos símbolos do judô brasileiro e candidato ao pódio em Londres, Leandro Guilheiro não tem perdido um dia da programação de jogos do Grand Slam de Wimbledon. O judoca é fã declarado de tênis, e tenta unir em seus combates os estilos do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal.

“O Federer é técnico, e o Nadal é determinado. Acho demais me comparar aos dois. Sempre procurei ser técnico, perfeccionista com a forma do golpe. Também sempre fui determinado, tive um histórico de lesões que superei, e procuro ter a mistura dos dois. Agora, se consigo isso, são outros quinhentos”, brincou o atleta do ECP (Esporte Clube Pinheiros).

“Estou assistindo aos jogos de Wimbledon. O Federer é um dos meus ídolos ao lado do Michael Jordan, mas o Nadal tem uma coisa que admiro muito, que é a garra. Não que o Federer não tenha isso, mas já vi o Nadal sair de cada situação”, comparou o judoca, que pela primeira vez irá competir em Olimpíadas sem nenhuma lesão que lhe incomode, situação diferente de Atenas e Pequim.

Em Londres, inclusive, será preciso que ele se inspire nos dois astros do tênis para driblar o favoritismo e conquistar o ouro. Primeiro colocado do ranking olímpico da categoria até 81 kg, Guilheiro espera que o dia 31 de julho seja histórico em sua carreira. “Estou com uma coisa muito legal. Tudo está acontecendo de forma bacana, e talvez Londres seja minha cidade preferida a partir de agosto”, projetou o lutador.

“Acontecem coisas doidas em Olimpíadas. Às vezes, o favorito não ganha, e o azarão chega às medalhas. Tudo pode acontecer. Mas pelo menos uma medalha o Brasil vai ganhar”, disse o judoca, que sonha em ver partidas de tênis no All England Club, tradicional clube que sedia o Grand Slam inglês e também emprestará as quadras para os Jogos Olímpicos.

Favorito ao ouro, Guilheiro competirá em Londres
“Minha cabeça estará no judô até o dia 31 de agosto, que é quando vou ao tatame. Quando você permanece na cidade sede depois de lutar, a competição de judô ainda está rolando, então prefiro ir ao ginásio e ajudar os amigos. Mas tenho muita vontade de ir ao All England”, contou Guilheiro, que já sabe qual esporte tentará praticar quando abandonar o quimono.

“Nunca joguei tênis. Depois da aposentadoria, quem sabe? Isso se a minha coluna deixar”, brincou o brasileiro, que ao menos já encontrou um de seus ídolos na Vila Olímpica. “Vi o Federer em Atenas. Estava jantando, aí olhei para trás e o vi. Mas não sou de tirar foto, não ando com máquina. A Daniele Zangrando [ex-judoca] estava com máquina e tirou”, relatou o lutador.

Ele também opinou sobre Thomaz Bellucci, frequentemente criticado por perder ou entregar jogos “ganhos”. “Ele carrega uma cruz muito pesada de virar o novo Guga. Isso é difícil. Não conheço o tênis a ponto de achar o que é um ou outro, mas já escutei dizer que ele é talentoso. Torço para que realize o sonho dele”, afirmou Guilheiro, a menos de um mês de ir atrás de seu Grand Slam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário