quinta-feira, 5 de julho de 2012

Com o título corintiano, Brasil chega ao tri seguido pela 2ª vez na Libertadores

Conquista inédita do Corinthians soma-se aos títulos de Inter em 2010 e Santos no ano passado. Entre 1997 e 1999, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras faturaram o torneio.

Fonte: iG Esporte

O título inédito do Corinthians da Libertadores nesta quarta, após vitória de 2 a 0 contra o Boca Juniors, foi a 16ª conquista de um clube brasileiro na história da competição. De quebra, após os triunfos de Inter (2010) e Santos (2011), é a segunda vez que times do Brasil faturam o tri consecutivo do torneio continental.

Entre os anos de 1997 e 1999, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras conquistaram o feito inédito. Os mineiros passaram pelos peruanos do Sporting Crystal, os cariocas derrotaram o Barcelona de Guayaquil, do Equador e os palmeirenses fecharam o tri brasileiro ao vencer os colombianos do Deportivo Cali.

Mais recentemente foi a vez de Inter e Santos começarem a sequência. O time gaúcho venceu a LDU, do Equador, em 2010 e a equipe estrelada por Neymar derrotou os uruguaios do Peñarol no ano passado.

 
A curiosidade infeliz para as cinco conquistas citadas é que em nenhuma das oportunidades as equipes brasileiras conquistaram o Mundial de Clubes. O Cruzeiro perdeu para o Borussia Dortmund; o Vasco foi derrotado pelo Real Madrid e o Palmeiras para o Manchester United entre 1997 e 1999, respectivamente. Já o Inter foi surpreendido pelo Mazembe, do Congo, nas semis do Mundial de 2010 e o Santos foi goleado pelo Barcelona no ano passado.

 
Os times argentinos, que dominam a Libertadores com 22 títulos na história do torneio, detêm dois tetras consecutivos na competição. Entre os anos de 1967 e 1970, o Racing e o Estudiantes (três vezes) conquistaram o caneco. Já de 1972 a 1975, o Independiente faturou nada menos que o tetra da Libertadores, de forma consecutiva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário