terça-feira, 17 de julho de 2012

Fifa vai investigar escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022

Fonte: Folha de São Paulo

A Fifa vai investigar a escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Um procurador será escolhido pelo Comitê Executivo da entidade, que se reúne nesta terça-feira, para apurar vestígios de corrupção nos processos vencidos por Rússia e Qatar pelos dois próximos Mundiais.

Uma série de suspeitas de pagamentos e favores a eleitores da Fifa levantou dúvidas sobre a eleição feita em dezembro de 2010. A nova investigação surge na esteira das revelações da Justiça suíça de que o presidente de honra da federação, João Havelange, e o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, receberam suborno da empresa de marketing esportivo ISL.

As medidas fazem parte do pacote anticorrupção propagado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e são defendidas pelo principal consultor da entidade para o assunto. "São fundamentais nesse sentido de modernização", disse Mark Pieth, que comanda um painel com 13 membros desde janeiro.

Já há até um nome provável para comandar essa investigação independente: o do argentino Luis Moreno-Ocampo, que deixou o Tribunal Penal Internacional em junho, e encabeça uma lista sugerida por Pieth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário