segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Em clássico de ofensas a Dani Alves, Espanyol para o Barça e ajuda o Real

Torcida imita macaco para lateral durante 1 a 1, que deixa líder com cinco pontos de vantagem. Fàbregas marca 100º gol do time de Guardiola.

Fonte: Globo Esporte

O Espanyol arrancou o empate de 1 a 1 com o Barcelona graças a um gol de Álvaro aos 40 minutos do segundo tempo neste domingo, no clássico catalão válido pela 18ª rodada, e ajudou o Real Madrid no Campeonato Espanhol. Mas parte de sua torcida deu mau exemplo e atacou Daniel Alves com ofensas racistas. O resultado deixou a equipe de José Mourinho com cinco pontos de vantagem na liderança contra o atual campeão mundial.

Fàbregas marcou para o Barça, que chegou à marca de 100 gols na temporada. Cada vez que Daniel Alves participava da partida, um grupo de torcedores imitava sons de macacos na direção do lateral. As ofensas eram tão altas que geraram até reclamação do porta-voz da diretoria do Barça, Toni Freixa, pelo Twitter:

- Cada vez que Alves pega a bola, gritos racistas. Lamentável.
Esta não é a primeira vez que o lateral sofre na casa do Espanyol. Segundo o jornal "Marca", os gritos contra o brasileiro são frequentes nos clássicos no Cornellà porque a torcida dos donos da casa não gosta de Daniel.

Ofensas à parte, o Barça chegou a 38 pontos em segundo lugar no campeonato e deixou o líder Real Madrid aumentar a vantagem para cinco. O Espanyol é o oitavo, com 24. Na próxima quinta, o time de Guardiola visita o Osasuna pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Rei, depois de ter goleado em casa por 4 a 0. Se avançar, o Barcelona pode pegar nas quartas o Real, que terça enfrenta o Málaga após vitória de 3 a 2 na ida.

O Espanyol teve grande chance de abrir o placar logo aos cinco minutos de jogo. Após cruzamento da esquerda, Verdú subiu bem de cabeça e obrigou Victor Valdés a fazer grande defesa, quando a bola estava entrando. No rebote, Verdú chutou e Piqué salvou quase em cima da linha.

A partir daí, domínio do Barça. Aos 13, o goleiro Alvarez saiu jogando errado e Messi roubou dentro da área, mas a bola bateu na mão do camisa 10 antes de tocar para Fàbregas marcar. O árbitro anulou a jogada e ainda deu cartão amarelo para o argentino.

Dois minutos depois, não tinha como anular: Daniel Alves cruzou da direita e Fàbregas, quase em cima da linha da grande área, cabeceou no canto esquerdo de Alvarez. Este foi o 100º gol do Barcelona em 31 jogos oficiais na temporada 2011/2012.

O campeão mundial ainda teve mais um gol irregular aos 13 do segundo tempo, quando Daniel Alves recebeu impedido e a jogada foi paralisada. Quando parecia que conseguiria mais uma vitória na temporada, o Barça sofreu o gol de empate. Aos 40, após cruzamento da direita, Thievy desviou e Álvaro, de peixinho, marcou para os donos da casa.

Já nos acréscimos, o Barcelona quase conseguiu o 2 a 1. Primeiro, Piqué chutou e acertou a trave. No rebote, Pedro bateu e a bola bateu na mão de Rodríguez quando ia na direção do gol, mas o árbitro não marcou pênalti.

Esta foi a última partida de Messi e Xavi antes da eleição da Bola de Ouro da Fifa, que será entregue na segunda-feira em Zurique. O rival da dupla do Barça é Cristiano Ronaldo, que não foi liberado pelo Real para viajar à Suíça por causa do jogo contra o Málaga.

Álvadro leva a torcida do Espanyol à loucura após o gol de empate nos minutos finais (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário