domingo, 14 de outubro de 2012

Com 2 do Sesi expulsos e confusão, Campinas larga na frente na final

No tie-break, Campinas vence jogo tenso e abre 1 a 0 na série melhor de três. Sesi tem até duas partidas em casa para reverter o cenário.

 Fonte: SporTV

Ginásio lotado, vôlei de alto nível, equilíbrio, clima tenso e tie-break. O primeiro jogo da final do Campeonato Paulista masculino entre Campinas e Sesi teve todos os ingredientes que uma grande partida merece. Com direito a expulsão de dois jogadores do Sesi – Lorena e Leozão – e uma confusão generalizada, Campinas saiu na frente na série melhor de três ao vencer em casa por 3 sets a 2, (21/25, 25/23, 25/17, 18/25 e 15/13), em 125 minutos de jogo, na tarde deste domingo, diante de 2,5 mil torcedores.

Lorena e Leozão foram desqualificados depois de se envolverem em um desentendimento com dois integrantes da comissão técnica do Campinas, que estavam do lado de fora da quadra. Momentos antes, o clima já havia ficado quente quando Diogo, que defendeu o Sesi na última temporada, encarou Lorena após um bloqueio, e Sidão foi tirar satisfação na rede, causando um bate-boca entre os jogadores. Até deixar o jogo, Lorena era um dos destaques do Sesi. A expulsão não significa que os atletas estão suspensos para o próximo jogo. Eles vão passar por um julgamento durante a semana para definir a situação.

- A discussão dentro de quadra acontece. Não é a primeira vez e nem será a última. Agora o ruim é tentar influenciar externamente, cantando jogada, pressionando a arbitragem. Ninguém tem sangue de barata. Os jogadores do Sesi erraram em ter brigado, mas a punição foi só para o nosso lado – lamentou o ponteiro Murilo, capitão do Sesi.

Confusão à parte, o resultado comprova força do Campinas atuando no Ginásio do Taquaral, onde conquistou a sétima vitória em oito compromissos, e deixa a equipe do técnico Marcos Pacheco a um triunfo do inédito título estadual. O segundo encontro entre os times está marcado para quinta-feira, na Vila Leopoldina. Se houver a necessidade de um terceiro confronto, esse também será realizado em São Paulo, com data ainda a definir.

- Foi uma vitória muito importante. É o primeiro grande passo que conseguimos dar na decisão. Vencemos uma batalha hoje. Nosso primeiro set não foi bom, mas depois encontramos o ritmo - disse o técnico Marcos Pacheco. 

Equilíbrio total 
 
O Sesi não se intimidou com a pressão da torcida. Com um saque forte, dificultou a recepção do Campinas e foi para o tempo técnico com vantagem de 8 a 5. Os donos da casa tentavam a reação na base do bloqueio, mas Lorena virava quase todas. A tensão de uma final também gerou algumas reclamações com a arbitragem. No fim, Campinas teve a chance de encostar, porém, um bloqueio de Lorena em Rivaldo deixou o placar em 21 a 17. O Sesi manteve o ritmo, administrou a vantagem e fechou o set em 25 a 21 com um ataque de Murilo.

Campinas entrou no segundo set mais atenta e abriu 6 a 3. André Heller, em uma bola fácil, mandou para fora, mas se redimiu na jogada seguinte, colocando a bola na quadra do Sesi. Do outro lado, porém, Lorena continua impossível, principalmente no saque. Com dois serviços seguidos dele, o Sesi virou para 8 a 7. A partir daí, as equipes se alternaram no marcador. O Sesi abriu dois pontos novamente com um saque potente de Lorena.

Mas foi também em cima do oposto do Sesi que Campinas iniciou a reação para empatar o jogo. Com um bloqueio triplo em Lorena, fez 18 a 18. Depois, passou à frente na reta final. O time ainda teve a chance de fazer 23 a 21, mas Murilo forçou uma bola de meio com André Heller. A equipe não se abalou, e Franco abriu 24 a 22 em um ataque preciso no fundo da quadra. O empate foi confirmado com um saque de Murilo na rede: 25 a 23.


Clima esquenta no fim do terceiro set
 
A vitória no segundo set deixou Campinas mais vibrante. O resultado foi uma larga vantagem logo de cara na terceira parcial: 8 a 3. A vantagem foi bem administrada, e Campinas virou a partida, com 25 a 17. Mas uma confusão roubou a cena. Tudo começou quando Diogo encarou Lorena após um ponto de bloqueio do Campinas. Sidão tomou as dores do companheiro, foi para a rede tirar satisfação, e os jogadores bateram boca. A arbitragem puniu Sidão e Diogo com um cartão amarelo, o que significou um ponto para cada time. Naquela altura, Campinas vencia por 21 a 16. Os ânimos ficaram ainda mais exaltados na pausa para o quarto set.

Leozão e Lorena se desentenderam com dois integrantes da comissão técnica do Campinas, que estavam do lado de fora da quadra. A confusão foi generalizada, com direito a tentativa de agressão. O descontrole custou caro ao Sesi. Na volta para o quarto set, a arbitragem expulsou Leozão e Lorena. A desqualificação da dupla, no entanto, serviu como motivação para o Sesi, que, sob o comando de Murilo, superou as perdas, se recuperou das derrotas nos dois sets anteriores e venceu por 25 a 18, levando a definição para o tie-break.

No set decisivo, o equilíbrio também prevaleceu. Campinas e Sesi trocaram pontos, até Campinas abrir 11 a 9 em um ataque errado de Mao. Com uma bola de segunda, Sandro deu esperança ao Sesi com o Campinas já com o match point. A bola do jogo caiu para Franco. Ele desceu o braço, o ataque desviou na defesa e foi para fora: 15 a 13 Campinas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário