segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UFC 137: A madrugada das aposentadorias

A Noite dos aposentados

Fonte: O Globo

Na última madrugada foi escrito o último capítulo da história do lendário croata Mirko Cro Cop no MMA. E, pelo jeito, também representou a cartada final de outro ícone do esporte, o ex-campeão dos leves e dos meio-médios do UFC BJ Penn.

Aos 37 anos e com 27 vitórias e 10 derrotas no cartel, Cro Cop havia anunciado que se aposentaria ao fim do combate contra Roy Nelson independente do resultado. O policial croata que já foi campeão do Pride teve alguna bons momentos no combate, mas levou a pior a acabou derrotado por nocaute técnico no round 3.

Mesmo com o resultado negativo Cro Cop foi ovacionado pela platéia presente ao Mandalay Bay Center, em La vegas, Nevada, nos Estados Unidos. Roy Nelson aproveitou os holofotes para pedir uma luta pela cinturão dos pesados contra o vencedor de Junior Cigano vs Cain Velasquez. "Estou ficando muito velho pra esse esporte, me dá uma chance", pediu o gordinho ao fim do duelo.

A supresa da noite ficou por conta do anuncio de aposentadoria de BJ Penn. Ainda sob o calor a derrota por pontos para Nick Diaz, ele disse que não consegue mais se apresentar em alto nível como outrora e por isso prefere abandonar o esporte que ajudou a tornar popular no mundo.

BJ travou um duelo épico contra Diaz, um dos melhores de 2011. O havaiano começou melhor, mas cansou ao fim do round 1 e passou a levar uma surra. Com jabs e diretos, Diaz fechou o olho esquerdo de BJ e foi bastante superior em pé. Enquanto erguiam o braço dele sem sinal de vitória, Diaz desafiou o campeão meio-médio Georges ST Pierre: "Ele não está machucado, e sim, com medo. Onde está você, George?”.

Outro duelo bastante aguardado não agradou muito. Os pesadíssimo Cheick Congo e Matt Mitrione travaram um combate morno. Congo não soltou o bom jogo de muay thai dele. Parecia ter medo de ser derrubado e por isso pouco se arriscou. Acertou alguns bons contragolpes, e só. Ganhou por pontos, mas não agradou aos fãs.

Card principal:

- Nick Diaz derrotou BJ Penn na decisão unânime dos juízes;

- Cheick Kongo derrotou Matt Mitrione na decisão unânime dos juízes;

- Roy Nelson derrotou Mirko "Cro Cop" Filipovic por TKO no 3R;

- Scott Jorgensen derrotou Jeff Curran na decisão unânime dos juízes;

- Hatsu Hioki derrotou George Roop na decisão dividida dos juízes;

Card preliminar:

- Donald Cerrone finalizou Dennis Siver com um mata-leão no 1R;

- Bart Palaszewski nocauteou Tyson Griffin no 1R;

- Brandon Vera derrotou Eliot Marshall na decisão unânime dos juízes;

- Ramsey Nijem derrotou Danny Downes na decisão unânime dos juízes;

- Francis Carmont derrotou Chris Camozzi na decisão unânime dos juízes;

- Clifford Starks derrotou Dustin Jacoby na decisão unânime dos juízes