Favorito para a temporada de Fórmula 1 que se aproxima, Sebastian Vettel mostrou sua força na pré-temporada. Consistente, o alemão esteve entre os melhores tempos em quase todos os dias que foi à pista e levaria um título simbólico da preparação.
Fonte: UOL Esporte
A análise está longe de ser científica. Na pré-temporada da Fórmula 1, as escuderias usam diferentes estratégias ao longo dos dias, e os tempos não refletem exatemente a qualidade de cada um dos carros. Não deixa de ser representativo, no entanto, que Vettel tenha aparecido mais vezes entre os primeiros em Jerez e em Barcelona.
Em um campeonato hipotético, em que os mesmos pontos dados aos vencedores das corridas seriam distribuídos aos líderes de cada dia, Vettel faria 85 pontos. O alemão foi o primeiro do dia uma vez, e ficou na terceira colocação outras quatro vezes. Alonso foi o segundo com 83 pontos e Romain Grosjean, da Lotus, o terceiro com 79.
A Red Bull tem sido colocada em um patamar de favoritismo ao lado da McLaren pelos principais analistas da categoria. O ritmo constante apresentado, os bons tempos e até o discurso pesam na avaliação. A Lotus, que além de Grosjean ainda fechou Barcelona com o melhor tempo do ano, de Kimi Raikkonen, também agradou.
Já a presença de Alonso na segunda colocação do “mini-campeonato” chega a ser uma surpresa. Um dos grandes destaques (negativos) da preparação foi o discurso pessimista do espanhol e de Felipe Massa, que não esconderam o descontentamento com um carro que parece não ter dado certo novamente.
No último fim de semana em Barcelona, a Ferrari até impediu que os dois pilotos dessem entrevistas. Só que Pat Fry, diretor técnico que os substituiu na conversa com a imprensa, não mudou o cenário. “Estou decepcionado com o nível de nossa performance no momento. A mudança na posição do escapamento que fizemos na última semana nos atrasou e tentamos compensar isso”, disse Fry, que avaliou como baixas as chances de pódio da escuderia na Autrália, abertura da temporada.
Ao todo, foram três sessões de treinos, sendo uma em Jerez de la Frontera e duas em Barcelona, cada um delas com quatro dias de treinos. Ao todo, as equipes que mais andaram foram Mercedes, Williams e Ferrari, nesta ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário