quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Em autobiografia, Shaquille O'Neal detona Kobe: "Era jovem e imaturo"

Ex-pivô revela detalhes de briga que rompeu relação com o astro.

Fonte: EPTV Esportes

Apesar dos títulos que conquistaram juntos, a péssima relação entre Kobe Bryant e Shaquille O'Neal, os dois principais jogadores do Los Angeles Lakers no início dos anos 2000, nunca foi novidade. Como polêmica sempre atrai as atenções, o grandalhão está lançando sua autobiografia, de nome "Shaq sem cortes: minha história" e esperada para chegar às livrarias dos Estados Unidos no dia 15 de novembro, e liberou alguns trechos da publicação que promete dar o que falar. Ele revela, por exemplo, detalhes do estopim de sua briga com Kobe, quando disputava sua última temporada pela equipe (2003-04):

- Ele era jovem e imaturo. Eu estava na corda-bamba porque não tinha contrato para o ano seguinte. E Kobe estava com medo de ir para a cadeia (acusado de estupro na época). Phil Jackson nos proibiu de falar com a imprensa, ou poderíamos ser multados. Mas Kobe? Deu uma entrevista dizendo que eu estava gordo, fora de forma e que estava usando um acidente com o meu dedo do pé para ter mais tempo livre para convencer os diretores a estender meu contrato. Ele quebrou a trégua.

Shaq: 'Falei para todos que eu o mataria'

Após o incidente, Shaq chegou a afirmar, em uma reunião de time, que "mataria" Kobe se voltasse a falar mal dele para a imprensa novamente. O astro maior dos Lakers, no entanto, nem deu bola para a ameaça, segundo o ex-pivô:

- Na reunião seguinte com o time, falei para todos que eu o mataria. Ele se levantou, olhou nos meus olhos e disse: "Você sempre disse que seria meu irmão mais velho, mas quando isso aconteceu no Colorado (acusação de estupro), você nem me ligou. Eu pensei que teria o seu apoio, no mínimo publicamente. Você deveria ser meu amigo". Nesse ponto, Brian Shaw (ex-jogador e então assistente técnico dos Lakers) disse: "Kobe, por que você diz isso? Shaq o convidou para várias festas para as quais você nunca foi. Convidou-o para o casamento dele e você não estava lá. E então você se casa e não convida ninguém. Agora que está em apuros espera que façamos sua defesa?". Quando a situação se acalmou, falei para o Kobe que o mataria se desse outra entrevista como aquela. Ele me respondeu com um "quem se importa?". A partir desse dia, a relação acabou.

Na obra, Shaquille O'Neal também comenta o convívio com outra estrela da NBA, LeBron James, de quem foi companheiro no Cleveland Cavaliers na temporada 2009-10. O ex-jogador revela que, na época, tentava convencê-lo a não deixar a equipe e se tornar agente livre. Mas o problema, de acordo com Shaq, era a superproteção que LeBron recebia do então treinador dos Cavs, Mike Brown:

- LeBron é uma grande estrela, como eu era em 2000. Mike Brown, nosso técnico, era uma boa pessoa, mas ninguém podia dizer nada para o LeBron. Todos queriam que ele ficasse, e por isso o deixavam fazer tudo. Eu me lembro de uma sessão de vídeo em que o treinador estava analisando os erros da defesa. Em um momento o LeBron não passa a bola depois de errar um arremesso, mas o técnico não fala uma palavra e vai para o lance seguinte, em que Mo Williams comete o mesmo erro. E é cobrado. Delonte West, então, se levanta e protesta, e o treinador basicamente diz que LeBron está certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário